Quarta capa
Em algumas obras, a imagem da capa se estende para a quarta capa, criando uma continuidade visual que se transforma em um elemento surpresa a ser explorado pelas crianças a cada leitura. Esse recurso permite que os pequenos levantem hipóteses e façam inferências sobre a história ainda antes de iniciar a leitura propriamente dita. Muitas vezes, a quarta capa também traz um pequeno texto que oferece pistas sobre a narrativa, despertando a curiosidade e favorecendo a construção de expectativas sobre o enredo. (AMARAL et al., Texto, imagem, suporte, 2021, p. 26.)

Recorte da quarta capa do livro O Voo do Ovo, de Raquel Matsushita. Nela são apresentadas as informações sobre os temas socioemocionais trabalhados na obra: medo, família, autoconfiança e crescimento. Além disso, indica-se que o livro é acessível em Libras e por meio da audiodescrição, através do QR code.


Pomelo e os opostos, de Ramona Badescu (texto) e Benjamin Chaud (ilustração). O projeto gráfico da capa dialoga com o tema do livro: os opostos. Na quarta capa, a imagem e o texto da capa aparecem invertidos, como num reflexo, transformando o próprio objeto-livro em um jogo visual que antecipa sua proposta narrativa.


O monstro das cores, de Anna Llenas