top of page

Referencial teórico

image.png
image_edited.png
image.png
image.png
image.png
image_edited.png

ABREU, Aline Senra Vasconcelos de. O Texto Potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design. 2013. (dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

 

AMARAL, Mariana Parreira Lara do; BAPTISTA, Mônica Correia; SÁ, Alessandra Latalisa de. Texto, imagem, suporte: elementos narrativos do livro ilustrado. Belo Horizonte, MG: Ed. da Autora, 2021.

 

CASARINI, Paula C.; FARIAS, Priscila L. Didactica–Tipografia para livros didáticos infantis. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 5, n. 2, p. 63-71, 2008.

 

ABREU, Márcia Martins de Oliveira; ARENA, Adriana Pastorello Buim. A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização. R. Educ. Públ.,  Cuiabá,  v. 28, n. 68, p. 465-484,  maio  2019.   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972019000200465&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  19  nov.  2023.  Epub 21-Jan-2020.  https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8402.

 

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). A aprendizagem inicial da língua escrita com crianças de 4 e 5 anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

 

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico, versão 3.0. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

 

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Versão 4.0. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
 

CASARINI, Paula C.; FARIAS, Priscila L. Didactica–Tipografia para livros didáticos infantis. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 5, n. 2, p. 63-71, 2008.

 

Correia Baptista, Mônica; Petrovitch, Camila; and Parreira Lara do Amaral, Mariana (2021) "Livros de literatura para a primeira infância: a questão da qualidade," Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir: Vol. 1: Iss. 8, Article 2.

 

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017. 
 

FAWCETT-TANG, Roger; ROBERTS, Caroline. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Rosari, 2007. 192 p. ISBN 9788588343528 (broch.)

 

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackleline L. O entrelugar do design na interação entre o livro e o leitor. In: Design: olhares sobre o livro. Organização: Luiz A. Coelho et al: Editora Novas Ideias, 2010. P. 139-157.

 

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1986.

 

FRANCISCO, M. A. R. M. A importância do livro adaptado em símbolos pictográficos da comunicação no desenvolvimento de competências em crianças com perturbações na comunicação. Relatório de projeto, Instituto Politécnico de Leiria, 2016.

 

GIRÃO, Luis Carlos & CARDOSO, Elizabeth. O livro enquanto objeto na literatura infantil: um panorama crítico. In: VERBO DE MINAS. Juiz de Fora, v. 19, n. 34, p. 97-122, ago./dez. 2018

 

HALUCH, Aline. Guia prático de design editorial: criando livros completos. Senac Rio: Rio de Janeiro, 2018.

HASLAM, A. O livro e o designer II: Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.

 

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. 325 p. ISBN 9788540501966.

Faculdade de Letras

KLEIMAN, Ângela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem/Centro de Formação de Professores, 2005. (Coleção Linguagem e Letramento em Foco) 

 

LIDWELL, William. Princípios universais do design. Trad. Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

LINDEN, S. V. DER. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

 

LINS, G. Livro infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rosari, 2003.

 

LOURENÇO, D.A. Tipografia para livro de literatura infantil: desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, 2011

 

LUPTON, Ellen.; BANDARRA, Mariana. Tipos na tela: um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes. Barcelona: Gustavo Gili, 2015. 208 p.

MARTHA, Alice A. P. Qualidade na literatura infantil e juvenil: como reconhecer na prática de leitura? In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra, o educador. São Paulo: DCL, 2011. (P. 47-65).

 

NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
 

POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. 143 p. ISBN 9788540501980 (broch.).

Faculdade de Educação

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado; a arte da narrativa visual.  Trad.  Marcos Capano.  1ª  ed.  São Paulo: Rosari, 2013. 192p.

 

SAVEGNAGO. Cristiano Lanza et al. Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento. Revista de Gestão e Avaliação Educacional. 2019

 

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo, SP: Contexto, 2022. 349 p. ISBN 9786555410112.

SOARES, Magda. (Canal NOVA ESCOLA).  Alfaletrar - Conhecimento das letras. YouTube, 19 de jul. de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wp-GBz0ndMA&t=596s&ab_channel=NOVAESCOLA. Acesso em: 10 de dez. 2023.

 

SOUZA, Alexei. Design Universal e Design Inclusivo: transformações para uma aplicação. Revista Transverso: diálogos entre design, cultura e sociedade, Barbacena, n. 02, p. 20-37. jul. 2011.

 

SMITH, JR., Datus C. Guia para editoração de livros. Tradução de Eliane Tejera Lisboa. Ed. rev. Recife: Ed. Universitária da UFPE; Florianópolis: Ed. da UFSC, 1990.

 

SASSOON, Rosemary e WILLIAMS, Adrian 2000. Why Sassoon? Disponível em:

<http://www.sassoonfont.co.uk/fonts/sas/WhySassoon1.3.pdf>. Acesso em: 21 out. 2024.

 

FICHA DE AVALIAÇÃO

https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2022_educacao_infantil_literario/pnld_2022_educacao_infantil_literario_ficha_avaliacao


 

WOLOSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice Santos. Fatores de aplicação da tipografia em publicações digitais: um estudo prospectivo com profissionais da área. In: Anais do 8º Congresso Internacional de Design da Informação, 2017. 

Liliane Bernardes Carneiro, Miriam Paula Manini. ALFABETIZAÇÃO VISUAL - DESAFIO PARA O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO FOMENTO À LEITURA DE IMAGENS DE LIVROS INFANTIS

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: Reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

 

TINKER, Miles A. Legibility of Print. Iowa University , 1969.

______ Influence of type form on speed of reading. Journal of Applied Psychology, 13(6), 205–219.

BAJARD, E. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012. ______. Capítulo I - O desenvolvimento da consciência gráfica através do ProCle. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. ProCle: à procura da compreensão da língua escrita. Marília: 2014. [Material não publicado, recebido por email]. ______. Oito razões para usar a caixa dupla. São Paulo, 31 mar. 2015. [Material não publicado, recebido por email]. CAVALLO, G.; CHARTIER, R..(Orgs.)História da leitura no mundo ocidental. Tradução de Fulvia M. L. Moretto, Guacira Marcondes Machado, José Antônio de Macedo Soares. São Paulo: Ática, 2002. SAMPSON, G. A ortografia inglesa. In: SAMPSON, G. Sistemas de Escrita: tipologia, história e psicologia. Tradução de Valter Leellis Siqueira. Ática: São Paulo, 1996.
 

JORDY, Eliane, COUTO, Rita. A experiência do Design na construção do material didático para a Educação de crianças. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade. Brasília, v. 6, n. 1 (2019), p. 34-56. 

 

TABAK, Tatiana. Diálogos possíveis entre Design e Educação: contribuições para a formação de professores reflexivos. PUC Rio. 

© 2025 por FREITAS, F. A.; CORRÊA, G. R.

bottom of page