Grid
O grid é um esquema organizador para a disposição dos elementos em uma página, que inclui a definição de colunas e/ou módulos. O grid serve como uma estrutura subjacente que auxilia o designer editorial a organizar de forma consistente o texto, imagens e outros elementos gráficos, guiando a composição e a diagramação do projeto editorial.
Rafael Souza Silva (1985) compara o ato de diagramar ao processo de montar um quebra-cabeça, no qual o designer organiza elementos como títulos, textos, fotografias, gráficos, infográficos e espaços em branco, buscando compor o layout da página com ritmo, equilíbrio e harmonia. As arfimações do autor evidenciam como a ideia de "composição harmônica e organizada" é uma constante quando se trata de diagramação e editoração.

MIRANDA; ROCHA (2018, p. 3).
O livro ilustrado é composto de textos e imagens, as quais poderão ser fotografias ou ilustrações. Para esse tipo de obra a complexidade aumenta principalmente pela necessidade de fazer a imagem acompanhar o texto, pois esse é o sentido - a mensagem visual reforça a mensagem verbal. Aqui, o grid, que é essencial para qualquer livro, torna-se imprescindível. Haluch (2018 p. 24)

Linden (2011) apresenta três tipos de relações entre imagem e texto, que podem ser utilizadas de forma combinada ou como padrão ao longo de toda a narrativa:
imagens isoladas, que apresentam o texto e a imagem em páginas separadas;
imagens sequenciais, que são uma sequência de imagens articuladas, como nas histórias em quadrinhos;
imagens associadas, que são imagens que mesclam o texto e a imagem de forma fluida.


Rita, não grita!, de Flávia Muniz (texto), Walter Ono (Ilustração)