top of page

Página simples e dupla

"Um livro ilustrado é texto, ilustrações, todo o design; um item manufaturado e um produto comercial; um documento social, cultural e histórico; e, acima de tudo, uma experiência para a criança. Como forma de arte, baseia-se na interdependência entre imagens e palavras, na exibição simultânea de duas páginas opostas e no drama do virar da página". (BADER, 1976, p.1 apud KIEFER, 1995, p.6, tradução nossa)

image.png

Não abra este livro, de Andy Lee (texto) e Heath McKenzie (ilustrações), é um exemplo de como muitos livros infantis falam sobre os próprios livros. Aqui, o gesto de virar a página — tão comum na leitura — se torna o centro da narrativa. Em páginas simples e duplas, o personagem implora para que a próxima página não seja virada, criando um jogo direto com o leitor e destacando, de forma divertida, a materialidade do objeto livro.

Capa de O passeio, de Pablo Lugones (texto) e Alexandre Rampazo (ilustrações). Observe que a diferenciação entre autoria e a ilustração não aparece em destaque na composição da capa.

© 2025 por FREITAS, F. A.; CORRÊA, G. R.

bottom of page