top of page

Faca

Em um contexto de design editorial, especialmente para livros ilustrados infantis, a faca (faca especial ou faca gráfica) é uma ferramenta especializada de corte utilizada para dar formas especiais e complexas a materiais impressos, indo além dos cortes retos que uma guilhotina comum pode realizar. No universo dos livros ilustrados infantis, a faca ganha relevância por sua capacidade de criar formatos únicos e interativos, permitindo que as páginas tenham contornos irregulares, simetricamente moldados a personagens, objetos ou elementos visuais da história, como um recorte em forma de estrela, um personagem saindo da página, ou um elemento que se abre em abas.

image.png
image.png

Capa de Vazio, de Anna Llenas 

Livro O alvo, de Ilan Brenman e Renato Moriconi. O recorte circular central atravessa todas as páginas e se integra à narrativa de forma expressiva.

Esses cortes especiais aumentam o engajamento do leitor, pois adicionam um elemento tátil e visualmente surpreendente que captura a atenção da criança, estimula a exploração da página e enriquece a experiência lúdica do livro. Adicionalmente, a faca pode ser usada para produzir efeitos visuais diferenciados, como vincos, picotes ou serrilhados que funcionam como aberturas interativas, janelas para revelar partes da história, ou elementos que convidam à manipulação. Em suma, para livros ilustrados infantis, a faca é uma ferramenta crucial para transformar o livro em um objeto mais dinâmico, imersivo e memorável, onde a forma do material impresso se torna parte intrínseca da narrativa e da experiência sensorial da criança.

image.png

Monstros do cinema, de Augusto Massi e Daniel Kondo. O livro tem páginas cortadas em três tiras, que permitem criar combinações inusitadas de corpos e nomes de monstros.

© 2025 por FREITAS, F. A.; CORRÊA, G. R.

bottom of page